feedburner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Frustração

Etiquetas:

Na ressaca destas eleições legislativas, tenho umas quantas considerações.

Considero uma vitória do PS e nomeadamente do Sócrates. A razão é simples e não quero saber das sondagens de há uns tempos. É uma vitória, pois após 4 anos desta governação que considero desastrosa, mesmo assim, ganha!!! Como diria Obélix, estes Romanos são loucos!!!

Considero uma vitória do PSD, ao contrário da maioria dos pseudo comentadores, pois, mesmo com uma aibécula como a Manuela Ferreira Leite, consegue ter mais ou menos a mesma votação que Santana Lopes à 4 anos, razão pela qual considero uma vitória.

Sem dúvida e infelizmente o grande vitorioso destas eleições o CDS. Para além de obter um crescimento significativo (tal como o BE) vão ser eles, sem dúvida, que vão condicionar o parlamento (com ou sem Limiano). É a vitória da demagogia, do estado policial e em última análise da extrema direita pseudo fascizóide.

Outro vitorioso o BE. Sem dúvida um aumento significativo em percentagem, mandatos e a eleição de parlamentares onde, sem dúvida, são de direita. Valha-me que em Lisboa, Setúbal e Porto não tenham conseguido a eleição de mais deputados, por pouco é certo, mas não conseguiram.

Uma consideração final acerca do Bloco. Tal como as sondagens, as previsões às 20h davam vinte e picos deputados. Insistem em levar ao colo este partido!!! É impressionante a quantidade vezes que este partido aparece nos meios de comunicação social, só tendo comparação com o próprio PS!!! Sim, se durante 4 anos da anterior legislatura (isto para não falar nos últimos 10), nos enchem com os "freaks" acaba por ser previsível esta votação.

A CDU. A CDU é um caso complicado para mim, pois se considero que seja uma vitória o aumento de percentagem, o aumento de deputados e o aumento de votos, considero pessoalmente, ser uma derrota o aumento de "apenas" 30 mil votos. É pouco! Principalmente porque somos, sem quaisquer margem para dúvidas, o único partido que defende intransigentemente os trabalhadores (mas como este é um país de doutores, enfim...). Não sendo de descartar, apenas por questões psicológicas, o facto de passarmos de 3º força política para 5ª. É óbvio que isto em termos práticos não significa nada, mas que me dá vontade de GRRRRRRR!!!!!!! dá.

Parece-me óbvio, à primeira vista, que o PS perde os cerca de 500 mil votos para o BE , CDS e abstenção. Embora no caso do CDS, tenha ido buscar muitos votos ao PSD não o permitindo ir além dos 29, qq coisa%. Sendo assim, será que aquando de uma futura subida do PS, o bloco volte aos 7/8 deputados?! Não sei. Ver-se-á.

Uma última consideração. Embora o PS tenha perdido a maioria que detinha na Assembleia da República, o facto é que com a votação no CDS, o PS continuará a poder fazer a sua política de direita, conseguindo PS-CDS uma maioria no parlamento.




0 comentários:

Enviar um comentário